Menu

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

SEMANA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA -17 a 21 de Outubro 2011



MUDANÇAS CLIMÁTICAS, DESASTRES NATURAIS E PREVENÇÕES DE RISCO NO MUNICÍPIO DE IPOJUCA

COORDENAÇÃO: TODOS OS DOCENTES




O Publico Alvo do Projeto

Este trabalho requer a participação coletiva de todos que compõem o quadro do magisterio desta unidade de ensino - Fundamental I e II


Todos os alunos deverao esta integrados nas acoes, discussoes e temática que seram apresentadas por disciplina como aula temática


As Áreas de Abordagem 


Todas as disciplinas serão envolvidas com um unico objetivo - Sensibilizar, aprender, entender, participar, intervir, modificar  as nossas atitudes acercadas  das problemáticas provenientes da mudanças climaticas e dos desastres naturais. 




CRONOGRAMA


Abertura e apresentação (Segunda 17/10) 

Mini Palestra sobre a temática e sua importância
Durante a semana cada docente ministrará tres aulas sobre o tema proposto cuminando com a produção de cartazes, murais e trabalhos a serem apresentados na sexta-21/10
Estimular concurso de REDAÇÃO E VÍDEO com premiação para os tres primeiros colocados.
Apresentação de CURTA sobre a temática (dia 21/10)

AULAS-DISCIPLINAS

1- ARTE -  O progresso de ipojuca e o contraste da paisagem
2- RELIGIÃO - A ética da vida: reciclagem e coleta seletiva em Ipojuca 
3- CIÊNCIAS - O porto de SUAPE e os Possiveis Impactos Ambientais 
4-  GEOGRAFIA -  O rio ipojuca e sua relevancia para a população    
5-  HISTÓRIA - A agenda 21 e o Plano diretor de ipojuca: o que fala a lei
6- PORTUGUÊS -  desmatamento e queimadas em ipojuca 
7- MATEMÁTICA  - Crescimento urbano, consumismo, migração e paisagem em Ipojuca (estatísticas e impactos)
8- ED. FÍSICA - O efeito estufa e seus impactos na saúde



1.   Apresentação 

O fenômeno do aquecimento global, e consequentemente, dos desastres naturais tem sido uma constante do mundo moderno trazendo impactos no modo de vida e na ordem social e econômica dos países. faz-se necessário uma abordagem ampla nos diversos níveis de nossa educação escolar, afim de dar visibilidade e explanação do problema para nossos estudantes.
A mudança climática e o desastres naturais representam um dos maiores desafios para a civilização do século XXI, apesar de muitos governos a níveis locais e mundiais buscarem propostas e acordos para se alcançar soluções concretas, muito ainda precisa ser feito. As mudanças climáticas constituem um tema complexo e soluções efetivas e sustentáveis irão requerer ações integradas dos governos, empresários e da sociedade civil.

Portanto, faz necessário que também o universo escolar esteja atento ao tema e busque juntos formas de prevenções de desastres, através da mudança de atitude e comportamento, conscientizando-se acerca do seu papel no espaço social.

2. Objetivos  

Promover a consciência acerca das mudanças provenientes do clima e potencializar o engajamento dos nosso jovens.

3.   Justificativa


Os impactos provenientes são percebidos nos desastres naturais que permeiam o mundo de hoje. Lugares antes desertos, passam a ter chuvas permanentes, outros que ate então eram de temperaturas regulares passam a se desertificar. 
Fenomenos extremos são percebidos em todos os cantos do mundo. todos os ecossistemas do mundo passam a ter drásticas interferências climáticas. salientando-se que a aceleração deste processo é de responsabilidade exclusivas das populações do  mundo.                                                                                   
4. Metodologia  
                                                                                                        
                                                                                                                                          A semana da da Ciência e da tecnologia e sua temática almeja propor para um processo de Aprendizagem significativa norteando aspectos que os façam: Conhecer, Sensibilizar, Propor, Orientar, Entender a importância do tema e das acoes preventivas.































Um comentário: